segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sobre o Encontro Nacional d AJS

ENCONTRO NACIONAL AJS
Cachoeira do Campo – 05 a 07 de setembro de 2008
“Temos mil razões para viver” (Dom Hélder Câmara)

04 de setembro
Como jovens e assessores da AJS, participantes do 3º Encontro Nacional, das inspetorias SDB e FMA do nordeste, nos encontramos no aeroporto de Recife, para embarcar às 15:50 rumo a Belo Horizonte, com escala em Brasília. Para muitos foi a primeira experiência de vôo, mas, apesar do medo e da preocupação pessoal, foi uma ótima viagem.
No aeroporto de Belo Horizonte, um ônibus nos esperava para conduzir-nos até a Cachoeira do Campo, onde fomos muito bem acolhidos e alojados.

05 de setembro

Começamos o dia com a missa, às 07:00h, e, logo após, o café da manhã. Depois de desjejuarmos nos esperava uma surpresa: a visita à cidade de Ouro Preto. Pudemos conhecer algumas igrejas e monumentos e históricos deste belíssimo lugar e fazer compras pessoais para familiares e amigos. À tarde, após o almoço, tivemos um momento de integração entre nossa delegação, formada por 33 participantes.
Depois da chegada do grupo de Manaus, aconteceu a abertura oficial, com um momento de animação e de oração. Nos foram dirigidas palavras de acolhida por parte do Inspetor de Belo Horizonte, Pe. Nilson, e do Regional do Cone-Sul, Pe. Natale, e foi lida uma mensagem da Inspetora de Belo Horizonte, que está participando do Capítulo Geral das FMA.
Em seguida fomos montar a nossa tenda, que ficou belíssima.
Tivemos um tempo para visitar as tendas de outras inspetorias, conhecendo um pouco da sua caminhada, especialmente o percurso da AJS ao longo desses 10 anos e o trabalho dos grupos em cada região.
Após as visitas, houve um momento de partilha, onde cada inspetoria se reuniu e expôs as informações que adquiriram nas visitas às tendas. O que ficou claro para nós das duas inspetorias do nordeste do Brasil, é que a AJS têm como principal objetivo estimular os jovens a intervirem na vida religiosa e social, baseando-se na doutrina cristã e na espiritualidade juvenil salesiana. Outro objetivo é transmitir e expandir sua vivência para outros jovens, mostrando a eles a beleza da vida no evangelizar, no amor ao próximo e na comunhão com Deus, convidando-os a participar, também, dessa articulação, e fortalecendo sua ação em meio aos jovens. À noite, depois do jantar, houve a celebração da palavra, onde todas as inspetorias compartilharam suas experiencias, levando um símbolo como representação das mesmas.


Escrito por: Taíse Negreiros (Natal)

OBS: segundo a programação, todos participaram no domingo, dia 07, do Grito dos Excluídos em Belo Horizonte

Nenhum comentário: