sábado, 11 de outubro de 2008

COMEÇOU O FESTIVAL!! Veja o relato do que aconteceu até agora

Começou ontem o 13º Festival da Juventude Salesiana em Recife, contando com mais de 900 jovens inscritos. Após a chegada e o jantar, todos tiveram a acolhida na Quadra, com animação da Banda Nova Aliança, formada por ex-alunos do Colégio Salesiano Recife e apresentação do III Encontro Nacional da AJS. Também aconteceu uma pequena reunião com os assessores de cada delegação, para repasse de informações e melhor andamento do encontro.

Já na manhã de hoje, a Celebração Eucarística de início foi presidida pelo Pe. Natale Vitali, Conselheiro Regional do Cone-Sul dos Salesianos de Dom Bosco. Logo após, todos os jovens dirigiram-se ao Teatro, onde aconteceu a reflexão do tema de uma forma bem prática e dinâmica denominada “Painel de Testemunhos”. Para abrir o momento, adolescentes e jovens do Liceu de Salvador apresentaram “uma mini-peça teatral”, que trouxe a tona a declaração dos Direitos Humanos da ONU e sua vivência prática, de forma muito criativa e dinâmica, mostrando situações corriqueiras de violação de direito a educação, á dignidade, à liberdade de expressão, etc. Logo após vieram os testemunhos. O primeiro a falar foi o Maestro Jorge, hoje professor de música do Colégio Mazzarello (Recife). Sua trajetória de jovem negro e pobre, que sofreu com barreiras até dentro de casa, mas com um sonho: a música. Jorge já foi homenageado diversas vezes com seu trabalho no Instituto Magalhães Bastos, que atua com jovens de condição social desfavorável.
Em seguida foi a vez do testemunho de Lucas, um ex-oratoriano do Salesiano Recife, que mora numa comunidade pobre de Recife denominada Coelhos, que fica próxima ao Colégio, que mostrou sua trajetória no Oratório e sua atuação hoje na comunidade. Também a toca de Assis deu seu testemunho de fé com obras, mostrando seu trabalho junto aos mais pobres.
Ao invés de um pequeno intervalo, os jovens de Gramoré prepararam uma esquete muito animada e ao mesmo tempo cheia de reflexão sobre o direitos humanos, não deixando de ser um testemunho, assim como o ato de abertura feito pelo Liceu, de como se pode divulgar e fazer refletir sobre os direitos humanos através da arte.
Com este novo fôlego, a Ir. Sônia, das Irmãs da Caridade e o jovem Ricardo trouxeram testemunhos de resgate do sentimento e da dignidade de ser humano, conectados a uma obra muito importante: a Fazenda da Esperança. Ela, junto suas irmãs de congregação, conduzem um grupo de apoio a jovens que querem se recuperar da dependência de drogas e de jovens já recuperados. Ricardo, nesta última condição, trouxe seu testemunho de vida, com muita coragem e coração aberto. A irmã Sonia ainda frisou o trabalho desenvolvido também envolve a família e que elas ajudam encaminhar muitos jovens para as fazendas.
Por fim, uma jovem animadora do Oratório Festivo do Colégio São José, de Natal, chamada Ana Beatriz, falou do seu trabalho e a Irmã Salesiana Fátima, com muito dinamismo encerrou o momento falando do projeto que ela ajuda a coordenar e participa ativamente que faz uma ronda à noite na cidade de Recife e Distribui sopa a moradores de rua e pessoas necessitadas. E deixou numa mensagem muito bonita a todos os presentes, afirmando que embora pareça um trabalho meramente assistencialista, o projeto resgata a auto-estima e a dignidade de muitos que são considerados invisíveis na sociedade, de se sentirem gente ao ter alguém que os chame e pelo nome e lhes dê um abraço. “Ele não estava procurando a sopa, ele estava procurando um abraço”, falou a irmã Fátima, sobre um dos meninos que recebeu um abraço de um estudante de direito que participa do projeto.

Após o almoço e suas já tradicionais filas intermináveis (afinal, mesmo com estrutura organizada, é impossível uma média de 1.000 pessoas almoçarem rápido e ao mesmo tempo), os jovens começaram a participar dos mini-fóruns, que é outro momento para refletir sobre direitos humanos, e também mais uma forma de conhecer pessoas de outras realidades.
Às 16 horas começa o Festival de Teatro, com as seguintes apresentações:

1. ARACAJU
GRUPO: Esperança jovem
TEMA: “O sentido da humildade na vida do jovem”

2. MACEIÓ
GRUPO: Oratório
TEMA: “Direito humanos já”

3. NATAL – S. JOSÉ
GRUPO: Lisossomos
TEMA: “Leilão de um alma”

4. PETROLINA – AUXILIADORA

GRUPO: Os levitas
TEMA: “Energia da vida”

5. PETROLINA – CEMAM
GRUPO: Vozes da seca
TEMA: “Direito é quem direito tem”

6. RECIFE – PARÓQUIA DOM BOSCO
GRUPO: Teatro Dom Bosco
TEMA: “Dona Política”

Jakeline Lira

Nenhum comentário: