sábado, 31 de março de 2012

Reunião de Conselho da AJS - NE

Nos dias 24 e 25 de março, várias lideranças do Nordeste se reuniram para mais uma reunião inspetorial do conselho da AJS. O encontro aconteceu no INSAF (Instituto Salesiano de Filosofia) em Bongi, Recife/PE. Pe. Deyvson Soares (delegado da AJS), apresentou uma programação onde todos puderam expor suas opiniões e sugestões para o bom andamento da Articulação.

Com acolhida e dinâmica foi dado início ao encontro, em seguida houve a celebração da Santa Missa. No auditório o tema abordado foi à carta do Reitor-mor aos jovens, logo mais cada representante partilhou experiências de sua casa, falando um pouco da situação vivida na AJS local.

Depois do almoço o assunto foi: AJS – ideal x real, Pe. Deyvson explicou como deve agir um grupo ligado a AJS, através dos princípios norteadores. A realidade que buscamos é difícil, mas não é impossível. Mostrar aos jovens a verdadeira espiritualidade salesiana é a missão de cada grupo. Hoje, não se pode deixar que jovens que vivem dentro da AJS não saibam nem ao menos o que ela é, ou não conheçam seus objetivos.

À noite, chegou a hora de todos conhecerem os “dinossauros da AJS”. Pessoas que um dia se doaram muito para que a chama da AJS não se apagasse, são eles: Telma e Tiago Maranhão (hoje casados), Dayana de Moras, Aldo José, Ângelo Gutemberg (ex-irmão salesiano), Paulo Valfredo, Geraldino José, Kleber e Helena Loiza (hoje também casados) e Jackeline (responsável pela comunicação). Eles que foram os pilares da AJS, falaram como tudo começou e deram seus testemunhos de vida em relação a tudo o que viveram nessa maravilhosa Articulação. Após as apresentações dos “dinossauros”, a noite continuou com músicas, animação de todos e uma bela surpresa para Walquíria do Vasco da Gama, a aniversariante do dia.

O dia seguinte iniciou-se com mais uma celebração, em seguida foi abordado o tema: a caminhada 2012 da AJS. O Delegado mostrou os eventos que já aconteceram como, por exemplo, o “Santidade é Alegria” no carnaval de Recife, e divulgou os que ainda vão acontecer como: Romarias, Encontrões,Vigílias Jovens e Festival da Juventude Salesiana. Falou também sobre a JMJ e como os salesianos iram participar.

Durante o encontro do Conselho, um outro encontro estava acontecendo no mesmo local, também com jovens de várias casas salesianas, o assunto era Novas Lideranças, visando jovens que futuramente levarão esse “barco” da AJS a frente, na esperança que eles sejam liderança hoje e “dinossauros” amanhã.

Chegando ao final, Kleber Pereira e Valquizia foram eleitos para representarem a AJS em reuniões que acontecem a cada dois meses.

Finalizando os dois encontros, tivemos uma bela oração final. E em seguida, voltamos todos para casa, agora mais do que nunca com uma grande missão: formar e mostrar como verdadeiramente vive um grupo da Articulação da Juventude Salesiana, para que em novembro, no Festival, os jovens que forem, saibam por que eles estão ali e, dessa forma, possam viver, conscientemente, esse grande encontro.

Nenhum comentário: