quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Na contagem regressiva - preparativos para o XVII FEstival da Juventude Salesiana

Começa na próxima sexta-feira, dia 09 de novembro, a 17ª edição do Festival da Juventude Salesiana, que só termina no domingo (dia 11). O evento reunirá no Colégio Salesiano- Recife cerca de 1.000 jovens vindos dos vários estados da região nordeste do Brasil e terá como tema “Juventude e Vida”.

Os participantes são todos integrantes de experiências associativas, grupos jovens ou ligados à Articulação da Juventude Salesiana. Com uma programação permeada de muita arte, a juventude salesiana terá a oportunidade de mostrar seus talentos nos Festivais de Teatro, Música e Coreografia.

Como não poderiam faltar, também serão realizados momentos ricos de espiritualidade, como as celebrações eucarísticas e momento de adoração, além da palestra sobre o tema na manhã do sábado (10). O evento foi tema da revista anual da Cogregação Salesiana do ano passado "SALESIANOS 2011", com um artigo especial sobre o evento e sua importância: http://issuu.com/sdb-pisana/docs/salesiani2011_pt_screen (páginas 22 e 23).


PREPARATIVOS

O bonito do festival que nem sempre vemos ou percebemos é a mobilização dos jovens para realização do evento.. e esse é o seu grande diferencial e por isso ele é tão importante para a juventude salesiana e para o crescimento humano e espiritual de seus participantes.

Não é contratado nenhum escritório de Design, nem uma equipe  de decoração de ambientes, nenhuma secretaria.
Os jovens da AJS local que tem disponibilidade, juntamente com pré e pós-noviços,  fazem mutirão, planejam decoração, digitam etiquetas dos crachás, cortam papéis. Além de todo o planejamento do evento para que na hora as equipes funcionem, tem muita gente trabalhando para que na hora tudo  fique bem preparado.

Assim como também sabemos que todas as delegações inscritas, num total de mais de mil jovens, passaram meses correndo atrás de vender rifas, fazer eventos, juntar o 'dinheirinho" para vir; ensaiando lindas coreografias, peças de teatro, repertório de músicas, tudo para dar o melhor de si num momento mágico onde gente de todo nordeste vai poder apreciar sua arte,divertir-se e receber sua mensagem. E o melhor disto tudo é que a mobilização é algo coletivo,  é feito em grupo, ninguem decide nem executa nada sozinho. O festival celebra a conclusão de um ano de vivência em grupo, de solidariedade, coletividade, um ano de exercício do carisma salesiano, um momento mágico na vida da juventude que tem paixão pela vida e pelo Senhor da vida.



Nenhum comentário: