domingo, 17 de novembro de 2013

Noite regata de teatro e oração

A noite do XVIII Festival da Juventude Salesiana foi marcada pelo tão esperado festival de teatro, todos os anos várias delegações trás a arte do teatro para os jovens que vem para este encontro anual. Este as delegações que apresentaram foram: Comunidade de Jovens Cristãos (CJC), Matriz de Camaragibe e Natal/Gramoré.

Antes de cada apresentação a “Trupe do Barulho”, trouxe um pouco de teatro mudo para animar e apresentar as peças teatrais.

O CJC trouxe uma apresentação que falava de marginalização e conversão, onde com Deus podemos encontrar dias melhores, através da oração e dos amigos em Cristo.

A trupe trouxe um romance lindo para apresentar, antes que a turma de Matriz de Camaragibe entrasse em cena. Eles trouxeram a história de Joãozinho, ou melhor, a história de Dom Bosco. Através de um sonho Joãozinho foi orientado por Jesus a cuidar dos jovens com paciência e amor, convidando-os a participar da Missa e da vida pastoral, João Bosco trás a estes jovens, antes marginalizados, a uma nova expectativa de vida, com estudo, oração e cidadania.

Mais uma vez a trupe do barulho mexeu com os jovens, buscaram todos que estavam com instrumentos de percussão e levaram ao palco realizando uma verdadeira “batucada”. Eles também convidaram quatro pessoas ao palco e realizaram um pequeno concurso de dança. Depois de muita bagunça só então apresentaram a delegação de Natal/Gramoré. O tema foi a história de dois jovens que foram para a Jornada Mundial da Juventude, mas na volta para casa perderam o voo. Com isso eles tiveram que passar por muitas tribulações e lutaram bastante para conseguir dinheiro, com o intuito de voltar para casa, depois de muita luta eles perderam a esperança, até que um casal de cooperadores salesianos os acolheram e ajudaram a voltar para casa, mostrando que ser salesiano também é zelar pelos jovens que tanto precisam.
Terminada o festival de teatro aconteceu um belíssimo momento, a trupe dessa vez com um semblante reflexivo e mais sereno de que os anteriores, desceu pelos corredores do teatro. A frente ia uma jovem representando Nossa Senhora Auxiliadora, seguida dos demais integrantes que carregavam velas e um quadro com a imagem do Papa Francisco. Entoando cantos marianos todos os jovens os acompanharam, era a caminhada mariana, novidade trazida na programação desta edição, que encaminhou os jovens a igreja, local onde foi iniciado o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

O cristo vivo foi acolhido por um corredor de velas formado por jovens pertencentes às casas Salesianas de Natal- São José e Parnamirim. Padre Thiago Nunes foi o responsável pela condução da adoração, e a fez de belíssima maneira. Inicialmente o sacerdote atentou para a importância do sentimento de gratidão a Deus. Um trecho do evangelho de São Mateus foi lido, nele Jesus indagava aos discípulos sobre quem ele era levando todos a refletir sobre a importância de reconhecê-lo como senhor de nossas vidas.


Os jovens foram convidados a rezar pela humanidade, vítimas de catástrofes, enfermos e pela família de cada um que ali estava. E também a refletirem sobre as palavras do Santo Padre que nos diz que Deus é paciente e misericordioso. Em um dos momentos mais marcantes da adoração as centenas de jovens presentes foram convidadas a se aproximarem do santíssimo, como demonstração de fé e esperança ao Senhor, diante Dele todos entoaram fortemente a canção “Hoje livre sou”. E foi assim, nesse clima de confiança e intimidade com Deus, que se encerrou a segunda noite do 18º Festival da Juventude Salesiana.

Por Cybelle Pereira e Tamires Arruda 


Nenhum comentário: