sábado, 16 de novembro de 2013

Tarde de Festival é protagonizada por festival de coreografia

A tarde do segundo dia de Festival da Juventude Salesiana foi protagonizada pelo tradicional Festival de coreografias. Seis delegações levaram aos presentes um verdadeiro show cultural expressado através da música e dança. A banda DB do colégio salesiano Dom Bosco de Parnamirim/RN abriu o momento colocando todos para dançar e dando tempo para que os grupos se organizassem para as apresentações.

Após algumas dinâmicas bastantes divertidas conduzidas por Yves Justino, coordenador da Articulação da Juventude Salesiana de Gramoré/Natal, a primeira delegação entrou em “cena”. Jaboatão Colônia roubou a atenção de todos com seu estilo e coreografia “retrô” que faziam referência aos anos 60. Sem deixar de lado o espírito evangelizador um terço foi formado ao final do número. Juazeiro trouxe um ritmo mais agitado e dançou um pout-porri entre as músicas estavam: Com Jesus é festa (banda Dominus), Chuva de poder (Eshylla) e o grande sucesso Nova Geração de Padre Zezinho. Apesar de toda diversidade apresentada, não se podia fugir das origens, então a delegação finalizou sua apresentação com uma homenagem ao Pe. Cícero. Com chapéus de palhas nas mãos os integrantes saldavam com a canção de Luiz Gonzaga Viva meu padim, um jovem que entrava caracterizado com as vestes dessa figura religiosa tão importante para o Nordeste.

Sendo a terceira a se apresentar a delegação de Gravatá prezou pelas raízes, trazendo em sua dança figuras indígenas e o genuíno forró. Estilizados com roupas estampadas características da cultura nordestina, dançaram ao som de Elba Ramalho com o “forró do xenhenhém” e Luiz Gonzaga, com o famoso Pagode Russo. Após, foi a vez de Petrolina mostrar o seu melhor, a delegação optou por escolher um ritmo mais dançante ritmado pelas mixagens das músicas Este lugar vai tremer (Italo Villar), Estrangeiro aqui (Missionário Shalom) e Conto contigo (Missionário Shalom), porém como o ritmo da tarde parecia ser o velho e tão estimado forró, a coreografia foi encerrada com as músicas Xote das meninas e Acorda Maria bonita. A penúltima apresentação de dança ficou por conta de Caetés, que inovou adicionando poesia a sua coreografia e retratando a realidade sofrida do Sertão Nordestino, através da música “Caracará”, emboladas de coco e Ave Maria Sertaneja. Encerrando o Festival de coreografias, a delegação de Fortaleza dançou ao som das músicas pops: Deus da minha vida (Thalles Roberto) e Tempos modernos (Lulu Santos).

Em seguida os jovens foram encaminhados para as atividades variadas que contavam com: animação da banda Reluzir no pátio, futsal, vôlei, oficina de Slackline, esporte onde se equilibra por cima de fitas elásticas esticada entre dois pontos fixos, dentre outras. 

Por Tamires Arruda

Nenhum comentário: