domingo, 16 de novembro de 2014

#19FJS: Um noite muito especial de arte e evangelização

A noite do sábado (15) do Festival da Juventude Salesiana pode ser considerada o momento esperado com mais curiosidade e expectativas, pois é quando as delegações trazem suas apresentações teatrais e depois todos participam da Adoração ao Santíssimo.

Nesta edição, a organização estava um pouco apreensiva com o risco do momento se tornar repetitivo, visto que  a maioria das 9 apresentações inscritas falavam da vida de Dom Bosco. No entanto, o que se comprovou foi a riqueza da vida do nosso santo quase bicentenário e o grande talento de nossos jovens. Nenhuma das peças eram parecidas em estilo e formato e todas com muita qualidade. Foram duas horas e meia de muita concentraçã oe emoção.   Para eles, é um momento muito especial: imagina seu trabalho ser visto por mais de mil pessoas de toda região nordeste!
Além disso, não é uma competição, é uma partilha dos frutos da caminhada dos grupos, um rico momento de evangelização e incentivo a outros grupos. Muitos ao verem um efeito especial, um estilo de narrativa, figurino ou maquiagem ciram novas ideias para desenvolver algo em suas próprias realidades. E a mensagem passada através da arte entra no coração e na mente dos participantes. Não é raro vê-los conversando no corredor relembrando de uma determinada apresenação do ano anterior, contando sua mensagem e seus detalhes.

É a verdadeira noite de gala do Festival e neste espírito os apresentadores da noite estavam impecáveis.
Primeira delegação a se apresentar foi de Areia Branca – RN. onde foi narrado o momento da morte de Dom Bosco, onde ele se mostrava satisfeito com as sementes plantadas.
Faço aqui um pequeno parenteses de algo que às vezes fica nas entrelinhas: tendo em vista a distância territorial e as grandes dificuldades que esta delegação sempre enfrentou para conseguir vir ao evento,  só a sua presença com 20 jovens, e perceber a AJS do local melhor articulada já era motivo de grande alegria para todos, e ao ver que trariam uma apresentação teatral a satisfação foi dobrada.

A segunda delegação a se apresentar foi a terra do Padre Cícero: Juazeiro do Norte / CE. E o próprio “padim” foi incluído na peça, num criativo diálogo com Dom Bosco, com toda narrativa rimada, feita ao estilo de cordel. Ambos, junto com nossa senhora, intercediam para salvação de almas que temiam ir para o inferno.

Chegou a hora de Maceió entrar em cena, com a grande novidade que desta vez quem trouxe a apresentação um dos mais novos grupos do CJC (Comunidade de Jovens Cristãos), criado há um ano na capital alagoana. Com recursos de pantomima, a narrativa da Vida de Junior, que começava explicando seu nome, foi envolvendo a todo com muita graciosidade. E a grande surpresa foi que este jovem que havia sofrido uma mudança de vida depois que através do carisma salesiano e do Centro de Cooperação Dom Bosco havia encontrado Jesus, era mais que um personagem, era uma pessoa real, e sua noiva, presente no festival, leu uma carta sua a todos participantes, já que ele não pode se fazer presente pro questões de trabalho.

A quarta peça veio de Baturité/CE, onde foi narrada a importância da cultura de paz e que o ideal de santidade, proposto por Dom Bosco, é acessível  e possível a todos jovens.

Os jovens de Matriz de Camaragibe/AL trouxeram a vida de Dom Bosco, enfatizando a confiança de Dom Bosco na sua missão e na divina providência, acolhendo com carinho os jovens sem temer.
Já a sexta apresentação veio do Colégio São José, de Natal/RN, onde uma situação familiar muito comum nos dias de hoje, onde muitos pais só se preocupam com bens materiais e trabalho, esquecendo às vezes do essencial. Mesclando sonho e realidade, foi deixada uma linda mensagem e ao final, todos cantaram a música “pais e filhos” de Renato Russo.

Em seguida os jovens do colégio Dom Bosco de Parnamirim/RN encenaram uma situação onde um grupo deveria se apresentar, mas demonstravam muita insegurança e vaidades pessoais que os fragilizavam. A parit do moment oque uniram forças, alcançaram seus objetivos.  Encerraram com a música do MC Gui,  “Sonhar” ( “Sonhar, nunca desistir! Ter fé! Pois fácil não é nem vai ser..”)

Aqui também abro um parenteses, por conhecer os coordenadores, sei que é um grupo novo, alguns começaram a se envolver mais com a pastoral recentemente, No entanto, foram os próprios jovens que tiveram a iniciativa de querer se apresentar e de  pensar a apresentação e trazê-la para o festival, escolhendo inclusive as musicas. Localmente, o festival proporcionou mais convivência mútua e depois dele, com certeza mais amadurecimento e amizade àquele grupo. É quando a gente percebe que um evento pode ajudar a desencadear um processo muito bonito de crescimento das relações humanas e principalmente na fé.

A penúltima apresentação da noite veio da delegação de Gramoré/ Natal ( deu para perceber que as delegações do Rio Grande do Norte ‘dominaram’ a cena..., sempre muito esperada no festival por seu viés cômico e criativo. E eis que história de Dom Bosco veio a partir de um ângulo totalmente inusitado. O personagem do “vingador”, que no passado havia sofrido uma decepção religiosa e de seu ‘trauma’ decidiu espalhar maldade e desunião pelo mundo, não conseguia suportar a alegria de um grupo juvenil e descobriu que o carisma de Dom Bosco estava ali e que eles se preparavam para comemorar o bicentenário do santo. O jeito que encontrou foi construir uma máquina do tempo e atrapalhar os planos de Dom Bosco, o que foi uma oportunidade interessante para mostrar algumas passagens conhecidas da vida e obra do pai e mestre da juventude. Por fim, Vingador acabou sendo conquistado pela obra salesiana.

E quem encerrou a noite  de apresentações foi a delegação de Aracaju, também uma feliz surpresa para os organizadores. Com uma linda narrativa, luzes e cenário e figurino, sentimo-nos transportando para época de Dom Bosco, de sua ordenação, a presença de Mamãe Margarida, de como descobriu e decidiu sobre sua missão e entendeu seu chamado no sonho dos 9 anos.
Então as luzes se acenderam, todos foram convidados a ficar de pé e em clima de oração, todos receberam a presença do Cristo Eucarístico e em procissão se encaminharam para a quadra Dom Bosco. 

Por: Jakeline Lira 


Nenhum comentário: