domingo, 15 de novembro de 2015

#20FJS: Manhã de despedidas e homenagens no sábado

Por: Jakeline Lira

A manhã do sábado no Festival da Juventude Salesiana foi repleta de emoções, desde a celebração eucarística, presidida pela última vez pelo Pe. Diego Vanzetta como inspetor salesiano do nordeste até às homenagens no Teatro, resgatando a história da Juventude Salesiana através da realização do Festival e com a presença dos 6 padres que foram delegados inspetoriais para Pastoral Juvenil e para a Articulação da Juventude Salesiana nos últimos 20 anos.

Celebração Eucarística

Como todos os anos, a primeira missa do Festival é celebrada na Basílica do Sagrado Coração. Presidida pelo Pe. Diego Vanzetta, foi concelebrada pelos padres  Sergio Costa( reitor da Basílica), Eudes Barreto (delegado para PJS), Nivaldo Pessinatti (diretor executivo da Rede Salesiana Brasil – Escolas e próximo inspetor nomeado), P. Luiz De Liberali (missionário em Angola) e diversos outros salesianos da inspetoria.
Ao final, Elisangela Mendes, conselheira nacional da AJS pela inspetoria, leu mensagem em nome de todos os jovens de agradecimento ao Pe. Diego por sua vida  e vocação missionária dedicada ao serviço dos jovens e da congregação, exaltando sua coerência entre fé e vida e seu caráter extremamente humano  e seu zelo pela juventude. A  jovem Giselle xxxx, de Matriz de  Camaragibe, entregou a lembrança oficial do evento. Em seguida, juntamente com a jovem Olivia Matas leu um lindo resgate do seu trabalho naquela comunidade alagoana e o grupo da presença salesiana  onde o P. Diego passou os primeiros e muitos anos de sua missão  e marcou a vida de toda comunidade,  logo após , com muita emoção,  foi entregue por uma das jovens da delegação, filha de um grande amigo seu falecido há pouco tempo, uma  lembrança em nome de todos de Matriz de Camaragibe. Um forte abraço coletivo emocionou todos presentes.
Mais do que a despedida do “inspetor”, todos  estão cientes de sua ida pra Itália a partir do próximo ano (2016), e todas despedidas ganharam um tom mais pessoal ao Diego Vanzetta padre, que entregou 30 anos de sua vida religiosa ao nordeste brasileiro.

No Teatro:  resgate da história com arte e alegria

Neste momento do no Teatro Dom Bosco, os formandos salesianos, com algumas adaptações, reapresentaram a peça preparada para o encontro de formandos com o Reitor-Mor realizado em julho deste ano, mostrando um pouco da história da presença salesiana na região nordeste.

Já com o livro “Nossa História”, a Trupe, grupo teatral organizado pelos membros da equipe inspetorial de pastoral juntamente com alguns outros jovens convidados, foi chamando todos os ex-delegados para Pastoral Juvenil Salesiana desde que foi  organizada na Inspetoria Salesiana do Nordeste a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e quando surgiu a ideia de realizar um Festival que reunisse todos trabalho relacionado com a juventude realizado na inspetoria e também nas casas das Filhas de Maria Auxiliadora da região, isto é, nos últimos 20 anos. Na sequencia: P. João Carlos Ribeiro, P. Antônio Gomes, P. Luiz De Liberali, P. Gilberto Silva, P. Deyvson Soares e P. Eudes Barreto. 

Pe. João Carlos contou um pouco da história da criação do Festival e das preocupações com as questões de alojamento, especialmente a dormida. Segundo ele, foram dois anos de preparação. O colégio Salesiano Recife foi escolhido pela localização, tamanho e também por ser a primeira presença salesiana da região norte-nordeste.

Conforme foi pedido pela organização, P. Luiz De Liberali partilhou um pouco da sua missão em Luwena, zona rural de Angola, nos últimos 6 anos. As grandes dificuldades e também as alegrias.
No momento das homenagens e da entrega das lembranças a cada um deles pela participação, foi feita uma hoemagem “surpresa” ao secretário da Pastoral Juvenil Salesiana, Geraldino Souza, o famoso “Geraldino da inspetoria”. Há 18 anos como funcionário dos salesianos, teve a oportunidade de trabalhar com os 6 delegados presentes e contribuir nesta história da organização e fortalecimento da AJS no nordeste.  Um lindo bolo e os parabéns foi cantado encerrando a solenidade.

O jovem Ewerton Almeida, membro da Equipe Inspetorial de Pastoral e participante da Trupe teatral na ocasião, externou sua gratidão e felicidade por participar daquele momento e deixou um testemunho para os amigos nas redes sociais: “Em 2004 começava a minha estréia em Festivais. Sim, foi literalmente uma estréia. Graças a um grupo de teatro eu conheci os Salesianos e naquele ano subi a este palco e me apresentei no festival de teatro. Aquele era o 9° Festival da Juventude Salesiana. 11 anos se passaram e no 20° ano tenho a alegria de subir novamente para junto com meus amigos de Pastoral Juvenil Salesiana continuar a escrever esta história. Festejamos junto a mais de 1000 jovens este ano maravilhoso. Muito trabalho, mas muitas recompensas vieram atreladas. Agradeço a todos por dividirem comigo tudo que está sendo conquistado".

Veja vídeo da transmissão ao vivo no momento:




PS: Uma brincadeira iniciada nos últimos festivais, da “caça ao ursinho” também foi encerrada... o ursinho apareceu. 

Nenhum comentário: